AgroTecnologia

Localização


 (31) 3817-6364

 (31) 3881-6315


 Endereço:

 Rua Ângelo da Matta
 Andrade, nº 97 
 Bairro Paraíso
 Ponte Nova - MG
 CEP: 35.430-324

Pesquisar

Enquete

Qual dos nossos produtos você mais utiliza?
 
Agrotecnologia - Rua Ângelo da Matta Andrade, 97 - Bairro Paraíso - Ponte Nova - MG, CEP: 35.430-324
Vigilância de armazéns PDF Imprimir E-mail

Colhido, armazenado, apodrecido?

getreide_geerntetA colheita terminou, o rendimento é bom mas não teria sido a altura da colheita um pouco arriscada? Cada agricultor conhece bem a inquietude quando o conteúdo de água nos cereais é demasiado alto. O solo ideal para o aparecimento de fungos, leveduras ou batérias . Estas se multiplicam e a formação de micotoxinas pode ser enorme. O risco de micotoxinas pode ser classificado de nível médio a alto. O risco pode ser diminuido através de uma temperatura e umidade apropriada do armazém, do aramzenamento apropriado dos cereais, através do controle da temperatura e usando arrefecimento e arejamento nos armazéns.

Pautas do armazenamento de cereais

Temperatura de cereais máx 20°C
Conteúdo de umidade do grão 13,2 – 14,3 %
atividade de água dos cereais: 0,60 – 0,65
umidade de cereais no armazém 58-63%
Ausência de pragas  

 

 

 

 

 


p { margin-bottom: 0.08in; } Fonte: Münzing, Ministério do Meio Ambiente da Saxônia

Se os critérios mencionados não forem cumpridos, o risco de danos aumenta: perdas respiratórias, auto-aquecimento, desenvolvimento de fungos do armazenamento, perdas gerais na qualidade relativamente ás condições interiores e exteriores.

Contra isto, há solução!

O Critério mais importante é a temperatura do armazém. Pode ser medida manualmente com  uma sonda. Para isto ,você tem que tirar a tampa do silo. Em grandes instalações de silo, os sistemas de medição estão permanentemente instalados. Isto diminui o tempo perdido nas várias instalações mas aumenta os custos e exige trabalho na ligação de cabos.
As soluções iMETOS® são apropriadas para a instalação de um silo pequeno e silos horizontais com uma capacidade de 600 a 1,000 toneladas: os valores de medição de temperatura para cada silo, especificados segundo o número de sensores, temperaturas mínimas, médias e máximas para uma ou várias horas, são tranferidos para o servidor de web de Pessl Instruments. Assim todos estes dados estão á sua disposição e podem ser recolhidos, comparados e processados por você. Acima de tudo, é importante salientar que você pode configurar no servidor da internet qual o valor limite da temperatura que deseja, para receber um aviso SMS no seu celular. Assim não tem que estar sempre pensando nos valores medidos.

Suas vantagens usando iMETOS® na vigilância de armazéns:

  • Não necessita de qualquer software
  • Você pode medir a temperatura em variados sítios, umidade do ar e a mudança de umidade em cima do silo a preços razoáveis. Além disso também pode medir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera desde que esta seja à prova de explosão.
  • Os valores medidos podem ser usados para o armazenamento de dados, juntamente com outros dados sobre ventilação, temperatura e umidade durante a ventilação, registrados a seu pedido.
  • Uma função automática de início ou paragem do ventilador pode ser integrada e controlada através de controle remoto via SMS.
  • Os dados podem ser lidos a partir de qualquer lugar
  • Parceiros de mercado podem dar uma vista de olhos nas condições de armazenamento se desejarem
  • Se uma cooperativa formada por vários agricultores reúne seus aparelhos de vigilância para ver dados através de um acesso, o resultado é um armazém virtual no qual, mesmo assim, lotes individuais são possíveis.

Batata, cenoura, beterraba, cebola etc

No armazenamento de determinados legumes e frutos, é essencial que estes estejam bem protegidos de danos que podem ser provocados pela geada ou por uma respiração exagerada evitando assim a alastramento de umidade entre eles.Com o devido armazenamento e um bom  isolamento se pode evitar que batatas, cenouras e outras espécies de legumes, sofram quaisquer danos. Para reconhecer estes perigos com antecedência, aconselhamos:

  • Medição da temperatura em tantos lugares quanto necessários
  • Medição da mudança de umidade
  • Medição da concentração de dióxido de carbono existente.

iMETOS® lhe dá a possibilidade de ver estes dados no seu computador e em qualquer PDA. Você é avisado por SMS, assim que exista algum perigo que ameaçe suas colheitas armazenadas.