AgroTecnologia

Localização


 (31) 3817-6364

 (31) 3881-6315


 Endereço:

 Rua Ângelo da Matta
 Andrade, nº 97 
 Bairro Paraíso
 Ponte Nova - MG
 CEP: 35.430-324

Pesquisar

Enquete

Qual dos nossos produtos você mais utiliza?
 
Agrotecnologia - Rua Ângelo da Matta Andrade, 97 - Bairro Paraíso - Ponte Nova - MG, CEP: 35.430-324
Irrigação PDF Imprimir E-mail

Água é um bem precioso

Não só no Sahel! A distribuição de água e seu uso pertencem aos temas mais polémicos que povos e nações vão ter que negociar nos próximos 50 anos. A agricultura, como grande consumidora de água, desempenha um papel fundamental neste assunto. Já hoje surge frequentemente a pergunta se faz sentido o consumo de água na agricultura .

Para isto, os agricultores e horticultores medem a umidade do solo. Este fato, é a prova mais evidente de um uso racional da água.

beregnungNos cultivos de legumes ou batatas, valores da umidade do solo medidos por tensiómetros oferecem a melhor orientação para uma irrigação consequente. Os valores medidos mostram se as plantas têm um acesso fácil ou escasso à água. Estes valores podem ser medidos através de tensiômetros eletrónicos, com sensores Watermark ou com sensores que medem a freqüência. A decisão de qual o sistema mais adequado a usar, é tomada através de variados fatores tais como condições do solo, tipo de cultura e até qual o sistema que se adapta melhor a cada utilizador.

Os agricultores confiam geralmente nos tensiômetros. Eles sabem que estes necessitam de algum cuidado e manutenção e estão preparados para isso. Em relação ás batatas e frutos de caroço, os sensores Watermark são os mais apropriados e também a alternativa mais robusta. Estes sensores medem uma grande extensão de terreno e não necessitam de qualquer manutenção.

Regras gerais para o cultivo de batata :

No cultivo de batatas, a umidade do solo é medida com sensores Watermark. Para sua irrigação deve seguir este esquema:

  • desde a germinação até a florescência: umidade do solo de 20 a 40 cbar
  • a partir da florescência: umidado do solo de 20 a 60 cbar.

Seguindo esta regra geral, uma boa colheita e uma qualidade atrativa (batata sem costra) estão garantidas.

O novo mundo dos métodos de capacidade

imetos_eco_watermarkA inovação mais recente na área da medição são os tensiômetros da umidade do solo (medem o conteúdo de água do solo traduzido em percentagem de volume) com os quais o conteudo da água é medido em placas de cerâmica. Com estes sensores a dimensão da pressão da sucção é alargada até 500 Cb. Isto abre novas possibilidades para a irrigação de milho, plantações de cítricos ou de vides. Os sensores usando frequency-domain-reflectometria (FDR)provaram ser particularmente apropriados para o uso prático. As estações iMETOS® de medição da umidade do solo são compatíveis  om os sensores Decagon, Aquaspy e Sentek.

Tensiômetro disponível em diferentes comprimentos
Área de medição -10 - -87 Cbar (-100 até -870 mBar)

Sensores Watermark
Princípio de medição: medição de resistência elétrica num bloco de gesso encaixado em material de matriz granular

Sensores MPS-1
Princípio de medição: sensores de capacidade para medição de umidade do solo com
2 discos cerâmicos
Área de medição -10 bis -500 cBar

EC5 und 10HS Sensores de capacidade para medição da umidade do solo
Área de medição 0 até 50 % de umidade do solo
Precisão +- 1%

Aquaspy
Sistema de medição de capacidade para medição da umidade do solo c/5, 10 ou 15 sensores
Área de medição 0 até 60 % de umidade do solo
Precisão +- 1%

Sentek Easy ag
Sistema de medição de capacidade para medição da umidade
do solo c/5 ou 10 sensores
Área de medição 0 até 100 % de umidade do solo
Precisão +- 1%

Sentek Enviroscan
Sistema de medição de capacidade para medição da umidade do solo com 1 até 10 sensores
Área de medição 0 até 100 % de umidade do solo
Precisão +- 1%

Assim controla sua irrigação

Pessl Instruments oferece com iMetos® o primeiro controlador de irrigação econômico com ligação á internet no mercado. Este aparelho torna possivel um controle do sistema de irrigação a partir de qualquer lugar onde você tenha acesso à internet. Tudo o que você precisa é de uma senha e de um servidor de Internet para controlar sua irrigação por controle remoto.

A plataforma de Web desenvolvida por Pessl Instruments transforma dados de sensores em automatização inteligente - um avanço para a indústria de irrigação. Até há bem pouco tempo os computadores de irrigação eram simples interruptores de tempo. Apenas nos últimos anos, chegaram aparelhos modernos e caros ao mercado aos quais, os sensores de medição da chuva, vento, umidade do solo têm ligação. Este fato, tornou possivel uma automatização parcial da irrigação através de dados produzidos por sensores.

A diferença das soluções, iMETOS® ica é que utiliza um conceito completamente inovador: o controle inteligente feito através da internet. Os seus dados metereológicos são transferidos para a internet em intervalos de tempo muito curtos dando ao regulador inteligente da irrigação, os sinais necessários para qualquer decisão de configuração. Não necessita de qualquer software. Os dados da água são processados baseando-se nos valores da evaporação e de plantações especificadas; o sistema mede a pressão de sucção e controla a irrigação conforme os requisitos agronômos.

O sistema inicia ou desliga a irrigação em função de sua programação e segundo as condições das plantas. Além disto, no caso de desejar a função automática, o sistema está também apto para funcionar por controle remoto escrevendo apenas um SMS do seu celular ou usando a Internet.
iMETOS® ica

Fonte: metos.at